Esta competição, integrada no circuito internacional da União Ciclista Internacional (UCI) atribui pontos de qualificação para o Campeonato do Mundo de Gravel 2026.

De acordo com a Câmara de Ourique, a iniciativa, promovida pela Cabreira Solutions com o apoio do Município de Ourique e da Entidade Regional de Turismo(ERT) do Alentejo e Ribatejo, projeta o concelho e o território do Alentejo como destino de eleição para o ciclismo e o turismo desportivo ao longo de todo o ano.

O Gravel é uma das disciplinas do ciclismo com maior crescimento nos últimos anos. Junta a resistência das provas de estrada à liberdade dos percursos em terra batida, em ligação direta com a natureza. Praticado em bicicletas específicas, é um desporto acessível, inclusivo e exigente, que atrai profissionais e amadores de todo o mundo.

A etapa de Ourique contará com dois percursos – longo e curto – inteiramente cronometrados, com classificação por escalões etários e por género. A prova está aberta a todos os maiores de 19 anos, federados e não federados.

Ainda segundo a autarquia, “além da vertente desportiva e competitiva, o evento representa uma aposta estratégica no turismo sustentável, no reforço da economia local e na afirmação internacional de Ourique como território de excelência para a prática desportiva em espaço natural”.

As inscrições podem ser feitas através do site www.gravelalentejo.com.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.