Considerando a gastronomia alentejana como elemento fundamental na estratégia de desenvolvimento sociocultural, patrimonial e económico do território, o município de Ourique promove este evento, como contributo para o estímulo da gastronomia do concelho, preservando um dos seus frutos mais importantes, a bolota.

O evento, além de promover os produtos lançados pelo Município, o pastel de bolota de Ourique e empada de porco alentejano, pretende celebrar o montado, a bolota e os “sabores e saberes” associados aos mesmos. A iniciativa tem, ainda, como objetivos dinamizar a restauração local em torno dos subprodutos do montado, promover a criatividade e a inovação gastronómica na restauração local, incentivar o crescimento do segmento Turismo Gastronómico e valorizar a marca “Ourique, Capital do Porco Alentejano”.

A autarquia de Ourique recorda que “a bolota foi um dos meios de subsistência dos portugueses. Apanhadas diretamente da árvore ou do chão, eram cozinhadas de várias maneiras. Agora estão de volta, em diferentes versões, farinha, hambúrgueres, pão e também na gastronomia alentejana. Nas últimas décadas, a bolota tem sido utilizada sobretudo para alimentar animais, como o porco de raça alentejana, mas já foi um dos alimentos mais importantes para a sobrevivência das populações rurais humanas na Península Ibérica nomeadamente no Alentejo. Na Idade Média, antes do milho e da batata chegarem à Europa, a bolota era tão consumida como a castanha.”

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.