OLIVUM divulga balanço da Campanha Oleícola 2024/2025
A OLIVUM divulgou o balanço da Campanha Oleícola 2024/2025. Segundo a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, a produção, apurada durante a campanha, foi de 120 mil toneladas de azeite extraído.
Segundo divulga a OLIVUM, "a produção de azeitona foi superior à campanha anterior, no entanto, a produção de azeite ficou um pouco abaixo do previsto, devido às condições climatéricas que se fizeram sentir, tendo provocado uma ligeira diminuição no rendimento tal como na campanha passada".
“Apesar da quantidade de azeite extraído ter sido inferior às nossas estimativas iniciais, foi uma campanha mais concentrada que iniciou e terminou cedo, o que permitiu manter a excelente qualidade do produto, mantendo o nível dos 95% de Azeite Virgem Extra, contribuindo para manter Portugal como um dos principais produtores de azeite a nível mundial”, refere Susana Sassetti, Diretora-Executiva da OLIVUM.
Para a OlIVUM, o resultado positivo desta campanha, mesmo face a alguns constrangimentos, resulta da entrada em produção de novos olivais e da crescente aposta numa agricultura de precisão, sustentável e inovadora.
O aumento da capacidade de extração dos lagares associados foi de 12% - em linha com o registo nacional – consolidando a relevância dos mesmos para o setor em Portugal.
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de São Paulo em Serpa até 3 de janeiro