O programa que está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de São Teotónio no atual ano letivo, abrange os alunos do 2º e 3º ciclos que tenham dificuldades na integração escolar e alunos que têm potencial para assumir o papel de mentor.

Este programa vai ter continuidade em próximos anos letivos e vai chegar a todos os Agrupamentos de Escolas no concelho até 2029. A ideia é estabelecer parcerias entre alunos mentores e alunos mentorandos, de maneira a promover o desenvolvimento pessoal, escolar e social dos estudantes, valorizando a participação de todos na prevenção de obstáculos à inclusão e ao sucesso escolar.

Dos objetivos do programa fazem parte a promoção da integração de novos alunos, a prevenção do absentismo e do abandono escolar e ainda o incentivo à cooperação entre alunos migrantes e nacionais. Pretende ainda melhorar o desempenho e comportamentos dentro do ambiente escolar, promovendo a participação das crianças e jovens com base em princípios de tolerância, empatia e respeito mútuo.

De acordo com o município de Odemira “a mentoria entre pares oferece mútuos benefícios, promovendo a integração escolar, fortalecendo relações interpessoais, favorecendo a cooperação e melhorando a assiduidade e o comportamento dos mentorandos.” Quanto aos mentores, a experiência também é “enriquecedora, permitindo o desenvolvimento de competências essenciais como liderança, responsabilidade e empatia.”

Esta iniciativa é financiada através do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e concorre para a mitigação de questões identificadas e priorizadas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social e do Programa OdeTE - Odemira Território Educativo.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.