Para o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro “esta é resposta efetiva muito importante para o território, que precisa de um conjunto de parcerias e que tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida de pessoas cuidadoras e cuidadas.”

Teresa Barradas, responsável pelo projeto, enalteceu a solução pioneira no país, anterior à formalização do Estatuto do Cuidador Informal, provocando a “Curiosidade de outros territórios. Havia a vontade de replicar esta intervenção a nível nacional. Foi bom saber que os contagiámos com a vontade de criar Gabinetes de Apoio ao Cuidador Informal.”

 A autarquia odemirense assume o financiamento da continuidade do projeto no valor de cerca de 87.400 euros, para o ano de 2022, para garantir uma resposta dirigida aos cuidadores informais e perante o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de mais de três anos. O protocolo foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara Municipal de 3 de fevereiro de 2022.

Segundo o município de Odemira “o Cui(DAR)+ promove o bem-estar físico, mental e social dos seus beneficiários, que sofrem de sobrecarga emocional, mental e física, através do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, no âmbito da prestação ao domicílio de orientação e encaminhamento social, de apoio psicológico, acolhimento e integração, promoção de ensinos nas áreas da fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala, promoção de ações coletivas de capacitação, sensibilização e informação e na disponibilização de serviços de apoio para a promoção do descanso do cuidador informal."

Criado em 2018, o Cui(DAR)+ acompanha atualmente, de forma contínua, 58 cuidadores informais e  recebe todos os meses novas adesões. Foi estabelecida uma rede formal de trabalho próximo e articulado com as respostas locais da Saúde e da Segurança Social.

É ainda acrescentado que “o projeto Cui(DAR)+ surgiu no âmbito de uma candidatura da TAIPA ao instrumento de financiamento “Parcerias para o impacto” do Portugal Inovação Social (Fundo para a Inovação Social), em 2018, que contou com a parceria do Município de Odemira enquanto Investidor Social (30% do financiamento). Desde o início do Projeto contabilizaram-se 97 cuidadores e 1857 atendimentos.”

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.