Este concurso literário, promove a reflexão sobre a Igualdade de Género, premiando três obras inéditas no estilo literário conto e pretende assinalar o 50º aniversário da obra “Novas Cartas Portuguesas”, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.

A obra “Novas Cartas Portuguesas”, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, publicada em 1972, evidenciou a discriminação e a condição feminina, entre outras questões sociais, tendo sido proibido pela censura e aberto processo contra as autoras, com grande repercussão nacional e internacional, conhecido como “O Processo das 3 Marias”, e marcando o declínio do Estado Novo. As autoras foram precursoras da luta pela igualdade de direitos das mulheres em Portugal.

O concurso surge “tendo em conta que as questões de igualdade entre homens e mulheres são centrais na promoção dos direitos de cidadania e atendendo ao facto de os municípios se constituírem como agentes de promoção da igualdade e da não discriminação.”

Os trabalhos podem ser entregues até ao dia 2 de setembro, podem concorrer todas as pessoas singulares, com idade igual ou superior a 18 anos. Cada concorrente poderá apresentar até ao máximo de 3 obras, sendo que para cada uma delas deverá ser atribuído um pseudónimo diferente. As obras a concurso não podem ter sido premiadas em nenhum outro certame, nem estar com decisão pendente noutro concurso.

As obras concorrentes serão apreciadas por um júri composto por elementos representantes da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e da ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo.

Serão atribuídos prémios aos melhores contos, as normas e ficha de inscrição estão disponíveis em www.cm-odemira.pt

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.