Trata-se das peças “Bibeu e Humphrey” e “Bobine”, criadas pela companhia Attraction Céleste e ambas interpretadas por Servane Guittier e Antoine Manceau.

Os dois espetáculos integram a programação da temporada de 2022 da iniciativa “Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além Tejo”, promovida nos municípios de Santiago do Cacém e de Odemira pela cooperativa cultural Lavrar o Mar, com sede em Aljezur.

“São dois espetáculos diferentes, integrados na linguagem do novo circo” a partir da personagem do palhaço, num “trabalho de uma poesia extraordinária e, ao mesmo tempo, de uma grande humanidade”, disse à agência Lusa a coreógrafa Madalena Victorino, diretora artística da cooperativa Lavrar o Mar.

Segundo esta responsável, as duas produções são atravessadas “por um outro aspeto, que vem da tradição do ‘clown’, que é a falha, a imperfeição e a tentativa de chegar a um objetivo que não se consegue”.

Dificuldades colocadas pela dupla de atores e músicos “dentro da narrativa dos espetáculos”, permitindo uma reflexão sobre “a dimensão da nossa condição, a condição humana, e a incapacidade que temos para ser perfeitos”.

“É um trabalho magnífico”, que “de alguma forma nos traz imensa alegria, mas que ao mesmo tempo também nos fala da solidão da condição humana”, acrescentou Madalena Victorino.

O primeiro espetáculo apresentado pela companhia Attraction Céleste no litoral alentejano, intitulado “Bibeu e Humphrey”, estreia esta sexta-feira, pelas 21:00, no auditório municipal António Chainho, em Santiago do Cacém.

Segundo a organização, é um espetáculo “triste e alegre”, em que a “fronteira entre os risos e as lágrimas não será sempre clara”.

“Bibeu e Humphrey” volta a ser apresentado em Santiago do Cacém amanhã, às 21:00 horas, e no domingo, às 16:00 horas.

Depois será encenado em Zambujeira do Mar, no município de Odemira, na sede da Associação Cultural Recreativa Desportiva Zambujeirense, com apresentações às 21:00 horas nos dias 18 e 19 de março e às 16:00 horas no dia 20 de março.

A companhia Attraction Céleste vai ainda apresentar nestes dois municípios “Bobines”, espetáculo “que integra o cinema como um utensílio teatral” para criar “um drama ‘clownesco’ cómico e trágico”.

As primeiras sessões serão no auditório municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, às 21:00 horas dos dias 11 e 12 de março e às 16:00 horas de 13 de março.

A peça vai ser igualmente apresentada em Zambujeira do Mar, na Associação Cultural Recreativa Desportiva Zambujeirense, às 21:00 horas de 25 e 26 de março e às 16:00 de 27 de março.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.