De acordo com a autarquia, “o concelho de Cuba será diretamente beneficiado com a implementação de três ações culturais que visam valorizar o património local, as tradições e as figuras marcantes da identidade cubense”.

A mesma fonte adianta que “as iniciativas, a desenvolver entre 2025 e 2027, contam com um financiamento total de 45 mil euros”.

Em 2025, será dinamizado o projeto “Lendas de Vila Ruiva – contos e feitos medievais”, que pretende resgatar e divulgar histórias e memórias do património oral e lendário da freguesia.

No ano seguinte, 2026, surge “O Pão Alentejano – mãos que amassam a tradição”, uma iniciativa centrada nas práticas tradicionais de fabrico do pão, valorizando os saberes e fazeres da comunidade.

Por fim, em 2027, Cuba será palco da ação “Fialho de Almeida – letras e rebeldia”, dedicada à vida e obra do escritor natural do concelho, destacando a sua irreverência literária e o legado cultural que deixou.

“Estas ações integram um plano mais vasto de desenvolvimento cultural e territorial, abrangendo mais cinco municípios do Alentejo e reforçando o papel da cultura como motor de coesão, identidade e participação comunitária”, diz, ainda a Câmara de Cuba. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.