As celebrações de 1 de dezembro são organizadas pela Câmara Municipal de Moura e pela Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração.

O programa deste ano inicia-se às 9.30 horas, na Igreja de Santo Aleixo da Restauração, com a realização de uma missa de Ação de Graças pela Restauração de Independência e em sufrágio pelos Heróis da Restauração (celebrada pelo Bispo da Diocese de Beja e com a participação do Grupo de Cantares Alentejanos da GNR). Segue-se a receção à Banda do Círculo Artístico Musical Safarense, na Praça da Restauração, e, depois, o Içar da Bandeira. De seguida, têm lugar os discursos protocolares a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, do Presidente da Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração, José Morais, e uma explicação histórica por Manuel Baiôa, doutorado em História Contemporânea. 

Depois dos discursos, está prevista a atuação do Grupo Coral da Associação Sol da Vida e do Grupo de Cantares Alentejanos da Guarda Nacional Republicana. As comemorações terminam com um convívio popular.

A autarquia de Moura recorda que esta efeméride tem um “significado especial para os santoaleixenses, que desempenharam um papel fundamental, na guerra contra Espanha” e acrescenta que “o povo de Santo Aleixo da Restauração desempenhou um papel fulcral nas batalhas contra os espanhóis, um feito que é recordado e homenageado no monumento situado na Praça da Restauração, nesta freguesia do concelho de Moura, assim como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.”

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.