Moura: “Avistando os Abutres” encerra calendário anual de percursos pedestres
Está marcado para hoje, o último percurso pedestre do plano anual 2025 da Herdade da Contenda, no concelho de Moura. “Avistando os Abutres” é a última proposta para este ano.
“Avistando os Abutres” é um percurso dedicado à observação da avifauna, com especial destaque para as espécies necrófagas que habitam este território singular.
Os principais atrativos deste percurso passam pela observação de aves como o grifo e o abutre-preto, existindo igualmente a possibilidade de avistar espécies cinegéticas, entre as quais se destacam o veado, a perdiz-vermelha, o coelho-bravo e a raposa.
O percurso começa no Mirante, um ponto privilegiado de observação de grande parte da paisagem da zona Norte da Herdade da Contenda. Segue em direção ao Monte do Pássaro, onde se recomenda uma visita aos observatórios de paisagem, e desce posteriormente até à ribeira do Murtigão, área caracterizada por uma paisagem mediterrânica bem preservada. O percurso acompanha ainda a fronteira com território espanhol numa extensão aproximada de 750 metros.
No final, os participantes têm oportunidade de apreciar o enquadramento agro-silvo-pastoril característico da região, onde é possível observar caprinos e ovinos de raças autóctones.
Com uma distância total de 10 km e duração prevista de 2 horas e 30 minutos, “Avistando os Abutres” tem início marcado para as 09.00 horas, no Monte do 25, na Herdade da Contenda.
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Um morto e quatro feridos no despiste no concelho de Moura
