Festival Islâmico: Mértola celebra “laços históricos” com o Mediterrâneo
O 13ºFestival Islâmico, em Mértola celebra, a partir de hoje e até domingo, os "laços históricos e culturais" desta vila alentejana com o Mediterrâneo. Mais do que um festival, este é um espaço de diálogo intercultural, de promoção do conhecimento histórico e de valorização do território.
O Souk-mercado de rua que vai desde o centro histórico até ao arrabalde, com dezenas de expositores, é mais uma vez o coração do evento, podendo ser visitado diariamente entre as 10.00 e as 00.h00 horas, num ambiente de animação contínua. A programação, com entrada livre, integra dezenas de iniciativas nas áreas da música, gastronomia, artesanato, património e cultura.
Concertos de artistas nacionais e internacionais, incluindo Carminho (Portugal), Bombino (Níger), Baba Zula (Turquia), Guedra Guedra (Marrocos), Lala Tamar (Marrocos/Portugal), entre outros, umaexperiência gastronómica conduzida pela chef Sahima Hajat (dias 23, 24 e 25), mediante inscrição prévia e vagas limitadas, oficinas temáticas de cozinha halal, cante alentejano, dança, instrumentos tradicionais, ourivesaria, colagem artística, entre outras e conferências com especialistas nacionais e internacionais sobre o Islão, a biodiversidade e o património cultural mediterrânico são alguns destaques do programa.
Esta edição de 2025 do Festival Islâmico propõe ainda exposições de arte islâmica e pintura, animação de rua permanente, com música, dança e grupos corais, um espaço para criança e visitas guiadas.
O programa completo pode ser consultado em Festival Islâmico de Mértola