Foto: C.M.Serpa

Sessenta stands de queijos de todo o país vão estar no certame, entre eles Serpa, Évora, Serra da Estrela, Beira Baixa e Manchego, queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca e mistura, amanteigado, requeijão, almece, frescos, curados, curados atabafados, com ervas aromáticas, cebola caramelizada, boletos, trufas, mel, Queijo Biológico certificado, e ainda vários queijos premiados em concursos internacionais.

Atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia são outros destaques da Feira, nomeadamente as oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, as demostrações de tosquia de ovelhas Campaniça e Merina, o concurso de ovinos da raça Ile de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, workshop e demonstração de cães de pastoreio e exposição de ovelhas.

Destaque também para o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, sendo que as provas do Queijo Serpa DOP se realizam em Beja, no Laboratório de Análise Sensorial do Instituto Politécnico de Beja na Escola Superior Agrária, no dia 22 de fevereiro, e as provas das restantes categorias decorrem no espaço da Feira, no dia 23 de fevereiro. Os resultados do concurso são divulgados no dia 25 à tarde.

Promover e divulgar os melhores queijos presentes na Feira do Queijo do Alentejo é o objetivo deste concurso que está aberto a todos os produtores de queijos presentes, nas categorias Queijo Serpa DOP, queijo de ovelha cura prolongada (> 60 dias de cura), queijo de ovelha cura normal (< 60 dias de cura), queijo fresco de cabra, queijo de cabra curado, queijo de cabra curado atabafado, queijo de vaca, requeijão e inovação.

Petiscos locais variados estão ao dispor dos visitantes no Pavilhão das Tasquinhas, onde decorre também a animação musical. O Pavilhão do Queijo conta com atuações de grupos corais do concelho, em representação do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A organização da Feira do Queijo do Alentejo é da responsabilidade do Câmara Municipal de Serpa e da Comissão Promotora, composta pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ESA IPBeja – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, ACOS – Associação de Agricultores do Sul, DRAPAL – Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, Confraria do Queijo Serpa, Rota do Guadiana ADI, EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Escola Secundária de Serpa e Friserpa. 

O programa da Feira do Queijo do Alentejo pode ser consultado em  https://www.cm-serpa.pt/.../feira-do-queijo-do-alentejo...

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.