Em 2021, a família Everts escolheu Portugal como novo rumo, tendo adquirido uma propriedade em Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, distrito de Beja, onde construiu uma pista de treino, usada pela jovem promessa para se preparar entre as constantes viagens que o circuito mundial de 20 provas entre março e setembro acarreta.

Carregando aos ombros o peso dos 14 títulos mundiais acumulados por pai e avô, Liam Everts, de 19 anos, tornou-se na terceira geração da sua família no Campeonato do Mundo de motocross, em que se estreou na segunda categoria (MX2) em 2021 e agora compete com moto de fábrica da KTM.

A propriedade adquirida pelos Everts em Odemira está situada ‘paredes meias’ com uma academia de rali e enduro onde a família já treinava desde 2017. Foram estes vizinhos que lhes deram a dica de que o terreno ao lado estava disponível.

“Estávamos há muito tempo à procura de um sítio para nos mudarmos e afastarmo-nos da Bélgica. Encontrámos este sítio fabuloso aqui graças aos nossos vizinhos”, recordou Stefan Everts.

Para ali ter uma pista de treino, “não houve muito que construir”, foi fácil fazer um trilho, sem saltos artificiais, bastando apenas aproveitar as pequenas colinas já existentes. “Temos uma pista muito boa, grande, longa e técnica”, apontou o campeão belga.

“É muito bom estar aqui, parece que estou de férias, mas estou sempre a treinar, a fazer o meu trabalho físico, com as motos de enduro ou trail”, declarou Liam Everts.

Em Portugal, o jovem piloto belga teve recentemente “um fim de semana mágico”: em 05 de maio, fez o pleno na lamacenta pista de Águeda, no distrito de Aveiro, na quinta ronda do Mundial de motocrosse, vencendo a qualificação e as duas mangas da corrida portuguesa, e subiu ao terceiro lugar em MX2, posição que manteve no fim de semana, após as corridas em Lugo, em Espanha, onde foi terceiro.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.