“Há uma fraca presença do Estado numa grande parte do território português”, como é o caso do distrito de Beja, “e o que se sente da presença do Estado na região são os presidentes das juntas de freguesia ou das câmaras municipais”, afirmou à agência Lusa Nelson Brito.

Nesse sentido, o presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, reeleito no sábado, afirmou ser necessário, entre o processo de transferência de competências em curso e a regionalização, “que vai escorregar no tempo”, ter “um representante do Estado na região”.

“Não podemos perder tempo. As regiões do interior sentem essa dificuldade de não sentirem Estado no território e proximidade nas soluções que preconizam”, acrescentou.

Para ilustrar a “mais-valia” de ter um representante no Governo na região, Nelson Brito deu o exemplo do período da pandemia, em que o combate à covid-19 foi coordenado regionalmente pelo então secretário de Estado da Defesa, Jorge Seguro Sanches.

“Perguntem a todas as entidades o quanto foi útil para a região ter um representante do Governo para minimizarmos as dificuldades que sentíamos”, frisou.

A par desta reivindicação, o presidente do PS do Baixo Alentejo quer, ao longo do mandato, “fortalecer a região e o território, nomeadamente naquilo que são as legítimas expectativas que as pessoas têm” no atual “ciclo legislativo e governativo”.

Nesse âmbito, questões como a água e as alterações climáticas ou a mobilidade e a transição digital vão estar entre as prioridades da equipa liderada por Nelson Brito.

O dirigente socialista assumiu ainda que é preciso que o Aeroporto de Beja alcance novos “patamares” de desenvolvimento, nomeadamente na “lógica de passageiros, manutenção, formação e logística”.

“É o composto destas várias vertentes que poderá dar um outro capital de viabilidade e de desenvolvimento ao Aeroporto de Beja”, disse.

Ter um PS “que seja líder de opinião na região” e “que marque a agenda política” é outra das metas por si traçadas.

À frente da federação socialista no distrito de Beja desde julho de 2020, Nelson Brito foi, agora, o único candidato à presidência, nas eleições de sábado, tendo sido reeleito com 89,14% dos votos.

Natural de Aljustrel (Beja), Nelson Brito tem 47 anos e é formado em Direito, tendo sido presidente da câmara do seu concelho de origem, entre 2009 e 2021.

Em janeiro deste ano foi eleito deputado pelo círculo de Beja.

O congresso federativo do PS do Baixo Alentejo está marcado para o dia 20 deste mês, em Vidigueira.

Com dois dos três deputados eleitos por este círculo eleitoral, o PS lidera 10 das 14 câmaras municipais do distrito de Beja (Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira e Ourique).

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.