De acordo com um comunicado divulgado pelo partido, os deputados comunistas Diana Ferreira, João Dias, João Oliveira, Paula Santos, Duarte Alves e Alma Rivera participam na iniciativa “dirigida a pais com filhos em idade de frequência de creche” e que consiste na entrega de um folheto “que dá visibilidade à aprovação, por proposta do PCP, da gratuitidade das creches”.

Os comunistas Catarina Marques, candidata da CDU à Câmara de Faro nas últimas autárquicas, assim como Manuel Pires da Rocha (Coimbra) e Pedro Reis (Elvas) integram esta ação.

A Assembleia da República aprovou em 26 de novembro, em votação final global, a proposta do PCP para o alargamento progressivo, até 2024, a todas as crianças da gratuitidade das creches e soluções equiparadas.

O documento final – aprovado com os votos favoráveis de todos os grupos parlamentares e deputados, com exceção da IL, que votou contra – é uma versão mais recuada da que o PCP propunha inicialmente, que apontava para que este alargamento ficasse concluído em 2023.

O reforço da rede pública de creches com a oferta de mais 100.00 vagas defendido pelos comunistas também não integrou o texto final.

No comunicado divulgado hoje, o PCP sustentou que “faixa etária dos 0 aos 3 anos é a única durante o crescimento das crianças em que não existe nenhuma resposta pública” e que uma rede pública “permite assegurar condições de igualdade a todas as crianças numa etapa essencial do seu desenvolvimento”.

Na ótica do partido, é importante “mobilizar os recursos a que neste momento o país tem acesso para responder” a questões centrais na vida dos portugueses.

As iniciativas decorrem em Beja, Évora, Porto,  Faro, Lisboa, Benavente, Loures, Arrentela, Braga e Sintra.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.