José Manuel Santos eleito presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo
José Manuel Santos, atual presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, foi eleito presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA). A convergência operacional entre a ERT e a ARPTA será um dos pilares para garantir maior coesão, inovação e capacidade de resposta.
A Assembleia Geral Eleitoral da ARPTA que decorreu, ontem, no Convento do Espinheiro, em Évora, culminou com a eleição dos novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028. A sufrágio apresentou-se uma lista única, encabeçada por José Manuel Santos, a tomada de posse está marcada para o dia 7 de abril.
A nova Direção reflete uma “ampla representatividade do tecido turístico regional, reunindo associações setoriais, grupos hoteleiros, operadores turísticos e projetos de enoturismo e sustentabilidade, num esforço conjunto para reforçar a coesão e a competitividade do destino Alentejo.”
Reforçar a promoção externa do Alentejo, aumentar o peso do turismo internacional, garantir maior eficácia na gestão dos recursos e alinhar-se com uma estratégia de desenvolvimento sustentável para toda a região, incluindo o Ribatejo são os principais objetivos.
O manifesto apresentado propõe uma Agência mais autónoma financeiramente, mais próxima dos associados, mais funcional na promoção externa e mais digital e inovadora. Estão também previstas ações concretas como a criação de clubes de produto, reforço da equipa técnica, novos instrumentos de marketing digital e campanhas de promoção em mercados estratégicos, como o Brasil, EUA e Espanha, bem como a aposta na captação de eventos internacionais e produções audiovisuais.
Com esta nova equipa, e uma “estratégia orientada para resultados”, a ARPTA prepara-se para “afirmar o Alentejo como um destino turístico líder, autêntico e sustentável, adaptado aos desafios de um mercado global em constante mudança.”