Sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do património cultural europeu é o principal objetivo.

Em Barrancos, nas principais ruas da vila pode ser apreciada a exposição “O Museu sai à rua” composta por um conjunto de lonas com imagens do espólio etnográfico representativo de antigas profissões e atividades que estão em desuso.

Durante o fim-de-semana o museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos tem entradas gratuitas e tem disponíveis visitas guiadas às salas de exposição.

Na cidade de Moura, a proposta é o encontro “O Alentejo Abobadado”, realizado pelo projeto Vaulted South e pela Câmara Municipal de Moura, pelas 15.00 horas, na Galeria do Espírito Santo. Trata-se de uma sessão pública destinada a profissionais na área da arquitetura, engenharia, construção civil, história e património e à população em geral.

Na primeira parte da sessão é apresentado o projeto “Vaulted South - Casas vernáculas abobadadas no sul de Portugal” e os resultados obtidos, seguida de uma conversa com mestres abobadeiros, moderada por um elemento da equipa e com período para questões.

“Era assim no meu tempo” é o mote das comemorações em Serpa, com a recriação de jogos populares, de maneira a mostrar os usos e costumes destas práticas, formas e regras usadas e executadas quase exclusivamente pelos jovens rapazes. Esta iniciativa decorre, hoje de manhã, entre as 10.00 e as 12.00 horas, no Campo de Jogos de Santa Maria, próximo do Mercado Municipal.

Estão também agendadas visitas guiadas à Torre do Relógio,  das 10.00 às 11.30 horas e das 15.00 às 16.30 horas. 

 No Museu Municipal de Vidigueira, às 15.00 horas, é feita a apresentação do projeto “Adição de uma camada digital à exposição permanente”. O Museu tem ao longo deste fim de semana as entadas gratuitas e os visitantes estão ainda convidados a visitar a exposição “Arqueologia nos novos caminhos da água”. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.