IPDJ: Academia de Desenvolvimento Juvenil 2025 arranca no Alentejo
A Academia de Desenvolvimento Juvenil 2025, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), inicia no Alentejo o ciclo de sessões regionais que vai decorrer ao longo do mês de setembro.
Estão previstas sessões no Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve. De acordo com o IPDJ “esta edição distingue-se por uma abordagem fortemente descentralizada e participativa, dando centralidade às vozes dos/as jovens na definição das prioridades de cada território.”
“Participação Jovem e Cidadania Ativa” é o tema em destaque no Alentejo, a sessão é dinamizada por Joaquim Serafim e destaca a importância da cidadania ativa e da participação juvenil nos processos democráticos e comunitários.
Ainda segundo, o IPDJ “mais do que um espaço de debate, esta academia regional constitui uma oportunidade de capacitação e de construção coletiva de propostas que refletem as necessidades e expectativas da juventude da região.”
As academias regionais foram concebidas como oficinas de capacitação, que juntam jovens em torno de temas prioritários para cada território em espaços que permitem desenvolver competências, partilhar experiências e refletir sobre desafios atuais.
Os temas foram definidos previamente pelos jovens, através de processos de auscultação regional, reforçando assim o “carácter democrático e representativo da iniciativa.”
