A organização pertence à Congregação das Oblatas do Divino Coração e ao Patronato de Santo António-Lar D.José do Patrocínio Dias.

Durante dois dias, vários especialistas na matéria pretendem trocar opinião e experiências sobre o trabalho e os problemas com que se debatem diariamente, assim como, apontar soluções para o futuro sempre com o tema central das jornadas no horizonte “cuidar com qualidade”.

A sessão de abertura, nesta 6ªfeira, está marcada para as 14.00 horas e está a cargo da Irmã Céu Valério, diretora do lar D.José do Patrocínio Dias e da Irmã Natália Costa, Superiora Geral das Oblatas do Divino Coração.

“Espiritualidade, Comunicação e Adequação de Cuidados em Contexto de fragilidade” é o tema da primeira intervenção, marcada para as 15.00 horas. Tem como oradora Ana Cláudia Arantes, médica paliativa em São Paulo, no Brasil. Sócia fundadora da associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Autora bestseller do livro “A morte é um dia que vale a pena viver”.

Como comentadora vai estar Cristina Galvão, médica paliativista, coordenadora da equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos Beja+.

Amanhã, os trabalhos começam às 9.00 horas com o painel “Situações vividas em contexto de pandemia:soluções encontradas. A adversidade trouxe forças, mas…o que aprendemos? O que tem de mudar”.

A “Experiência no Lar Professor Mariano Feio” vai ser abordada pela diretora técnica da instituição, Paula Moreira.

Telma Teixeira, fisioterapeuta no lar D.José do Patrocínio Dias vai  falar sobre o “Plano de Contingência: o ideal e o possível” e a enfermeira Catarina Costa, da mesma instituição, vai debruçar-se sobre a “Importância de uma equipa de saúde especializada”.

Segue-se a intervenção “O papel da assessoria em cuidados paliativos” a cargo de Catarina Pazes, enfermeira na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+, seguida da “Experiência inglesa” com Nuno Lopes, enfermeiro no Reino Unido.

Depois de um período de debate e de uma pausa, os trabalhos prosseguem com a intervenção “Ética de cuidado, legislação, qualidade de cuidados” com Isabel Galriça Neto, médica paliativista , diretora do departamento de cuidados continuados e paliativos do Hospital da Luz.

Como comentadora vai estar Fátima Silva, farmacêutica comunitária e responsável pelo acompanhamento farmacoterapêutico em lares de idosos.

A sessão de encerramento das jornadas está marcada para as 12.30 horas.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.