Este momento pretende assinalar a reabertura desta igreja depois das obras de reabilitação com vista à recuperação da cobertura e da fachada do imóvel, no interior os trabalhos consistiram na pintura de paredes e tetos.

No decurso do acompanhamento arqueológico da empreitada de reabilitação foram postos a descoberto parcelas de parede com pintura mural, quer na capela-mor quer na nave da igreja.

Devido ao aparecimento destes vestígios de pintura decorativa foram deixadas algumas “janelas de inspeção” que permitem observar aquilo que foi descoberto.

Esta intervenção realizada na Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração resultou de um protocolo de colaboração assinado, em setembro de 2020, entre a Câmara Municipal de Moura, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração.

O investimento rondou os 619 mil euros, valor suportado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Câmara Municipal de Moura.

A Câmara Municipal de Moura recorda que a primeira construção da Igreja de Santo Aleixo da Restauração é datada de 1626, segundo data gravada no pórtico lateral. Em 1644, serviu de refúgio para a população, devido aos ataques das tropas castelhanas, tendo acabado por ser destruída. Foi reedificada em 1863, mas em 1704 ficou seriamente danificada durante a Guerra da Sucessão de Espanha. Em 1734 foi, novamente, reedificada tendo passado de uma estrutura de três naves para uma nave única, mantendo-se a capela-mor. A Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração apresenta uma fachada onde sobressai um nicho e a torre sineira.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.