A data remonta ao dia 1 de maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

A 5 de maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas. Nos Estados Unidos o Dia do Trabalhador celebra-se na primeira 2ª feira de setembro.

Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, com manifestações, marchas, celebrações e comícios, de forma a apresentar ao Governo e às entidades patronais quais as necessidades e os direitos dos trabalhadores. 

Comente esta notícia

O Dia Mundial do Trabalhador é um dia muito importante, porque os trabalhadores em manifestações falam sobre os seus descontentamentos, necessidades e direitos. Via o dia do Trabalhador.

Santiago de Sousa Nápoles

08/05/2022

É um dia muito importante porque foi o dia em que mais de 500 mil trabalhadores foram à rua lutar pelos seus direitos. Todos os anos, os trabalhadores usam este dia para pedir melhores condições de trabalho .

Catarina

07/05/2022

Os trabalhadores manifestaram-se no dia 1 de maio, e 3anos depois conseguiram reduzir as horas de trabalhos. Na Europa passou a comemorar-se esse dia como o dia do trabalhador, também em memória dos trabalhadores que morreram.

Maria Lourenço

02/05/2022

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.