O Dia dos namorados é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim.

São Valentim foi morto a mando do imperador que havia proibido casamentos, pois o mesmo alegava que os homens solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.

Valentim, no entanto, desobedeceu as ordens imperiais e celebrava casamento às escondidas.

Diversos países do mundo, tal como Portugal, Espanha e Argentina, comemoram o Dia dos namorados no Dia de São Valentim. Nesse dia, além da troca de presentes, os namorados costumam sair para jantar e preparar surpresas um para o outro. No Brasil, os casais celebram o amor na véspera de Santo António, popularmente conhecido como santo casamenteiro.

Origem do Dia dos Namorados

A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.

Um bispo da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.

Executado no dia 14 de Fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao dia dos namorados.

Antes de morrer, porém, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados "valentines".

Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria se apaixonado pela filha do carcereiro que era cega e, por milagre, a moça ficou curada da cegueira

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.