Em Beja, o município assinala o São Martinho, no Mercado Municipal com castanhas assadas para todos, durante a manhã e ao final do dia, nessa altura, há ainda música ao vivo com o Duo Nela e Sérgio.

Na Vidigueira, a Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia de Vila de Frades, promove a iniciativa “Abertura das Talhas”, dedicada à celebração do tradicional vinho de talha. O evento, que decorre em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, integra o habitual magusto de São Martinho, agendado para as 17:00, seguindo-se, às 18:00, a abertura oficial das talhas. A animação musical estará a cargo de Diogo Rosa, Sofia Pires e Tomás Tobias, garantindo um ambiente festivo em torno de uma das mais emblemáticas tradições vínicas alentejanas.

Associado a este data está uma lenda que diz que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal quando encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola.

Perante aquele encontro, Martinho terá rasgado a sua capa em duas para dar uma ao mendigo e de repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.