Contactada pela agência Lusa, fonte do município indicou que o investimento com a verba mais elevada definida no orçamento para 2024 diz respeito à conservação e reparação de estradas e caminhos municipais, no valor de cerca de 2,6 milhões de euros.

O Orçamento para 2024 e Grandes Opções do Plano (GOP) foram aprovados na Assembleia Municipal de Grândola, na última sexta-feira, com os votos a favor da CDU, a abstenção do presidente da Junta de Freguesia do Carvalhal (PS) e os votos contra da restante bancada do PS e dos dois eleitos do PSD.

Antes, os documentos já tinham sido aprovados na câmara municipal, com os votos favoráveis da maioria comunista e os votos contra dos vereadores do PS.

Em comunicado, a câmara explicou que, no orçamento para 2024, está previsto “um investimento significativo” em áreas como a habitação, juventude e desporto, educação, cultura e património.

Entre as prioridades de investimento, o executivo liderado por António Figueira Mendes (CDU) destacou ainda o “melhoramento do espaço público e da mobilidade, desenvolvimento e inclusão social, apoio ao movimento associativo e ao comércio local e a proteção ambiental e animal”.

Com o reforço da verba para o próximo, em comparação com o orçamento de 2023, o município assumiu que “continuará a trabalhar” para que o concelho de Grândola “esteja preparado para os desafios do presente e do futuro”, através de “uma correta gestão autárquica, alicerçada numa situação financeira estável”.

A autarquia disse ainda pretender dar “continuidade às obras estruturantes que transitam” deste ano, estando a 2.ª fase do reforço do abastecimento de água a Melides, a recuperação das habitações municipais e a reabilitação da Estrada Municipal 543 entre os investimentos a concluir em 2024.

Estão também previstas novas obras, como a reabilitação dos centros comunitários do concelho, da Rua Nova/Largo da Igreja em Melides, dos bairros mineiros do Lousal e do Largo Zeca Afonso.

O orçamento inclui ainda a construção dos sanitários públicos do Lousal e Carvalhal, do acesso pedonal e ciclovia da aldeia de Água Derramada até à escola primária, de infraestruturas para melhoria da eficiência hídrica e de saneamento em vários locais do concelho, reabilitação e construção de parques infantis, entre outros projetos.

Em 2024, “serão concluídos vários projetos, a maioria dos quais já em desenvolvimento”, como o edifício da Universidade Sénior e o Largo de São Sebastião, a estrada de acesso à praia de Melides, a reabilitação urbana do bairro das Murteiras, a Avenida António Inácio da Cruz e a Rua D. Nuno Álvares Pereira, apontou.

Outras intervenções dizem respeito ao espaço lúdico e de lazer do Canal Caveira, ao Centro Municipal de Proteção Civil ou à ampliação e reabilitação do edifício dos Paços do Concelho.

Já no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão apresentadas “obras de arte pública em todo o concelho”, além da “abertura ao público de novos núcleos museológicos”, a par de espetáculos de música, dança, poesia, teatro e cinema, exposições, colóquios e debates.

Em termos fiscais, o município vai reduzir a taxa do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos de 0,33% para 0,30% (que é o mínimo legal, enquanto o máximo é 0,45%) e manter o IMI familiar, com reduções para as famílias consoante o número de dependentes.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.