Uma delegação da CIMBAL, composta pelo Presidente António Bota, Vice-Presidentes Paulo Arsénio e Rui Raposo e Primeiro Secretário Fernando Romba, deslocou-se ao ministério das Infraestruturas e Habitação, reuniu-se com o Ministro Pedro Nuno Santos e com o Secretário de Estado das Infraestruturas Hugo Santos Mendes.

Para além do IP8, cujas obras deverão arrancar em finais de 2024, início de 2025, nesta reunião falou-se também da eletrificação da linha férrea entre Casa Branca e Beja, neste capítulo, António Bota revela que aquilo que lhe foi transmitido é que o concurso será lançado no decorrer de 2025, o que significa que obras no terreno só lá para 2026/2027.

Quanto ao Aeroporto de Beja, como se trata de investimento privado não houve qualquer comprometimento por parte do governo relativamente a esta infra-estrutura aeroportuária.

Outro dos assuntos abordados pelos autarcas, prende-se com a falta de cobertura dos territórios do interior, no que respeita às comunicações de voz e dados. Irá ser lançado em breve, concurso público que permitirá cobrir as “zonas brancas”, na quase totalidade do território, no que concerne à fibra ótica. Na componente de telecomunicações, o concurso do 5G obriga aos vencedores, de dar resposta à necessidade de cobertura em, pelo menos, 90% do território das freguesias situadas em zona de baixa densidade. A implementar de forma gradual.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.