Segundo disse o governante à agência Lusa, o projeto, a desenvolver pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, vai permitir “uma requalificação muito profunda” do centro de saúde de Castro Verde e respetivo serviço de urgência básica (SUB).

“Aproveitaremos todo o espaço envolvente e o projeto será desenhado de forma a responder às necessidades desta população, dentro deste espaço e com a modernidade que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) exige”, assegurou Ricardo Mestre.

O secretário de Estado falava em Castro Verde, após uma visita ao centro de saúde no âmbito da iniciativa Saúde Aberta, que o Ministério da Saúde dedicou, ontem, ao distrito de Beja.

Na ocasião, Ricardo Mestre revelou que a empreitada será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Orçamento de Estado, por forma a “melhorar as instalações” do centro de saúde.

A Câmara de Castro Verde, também, irá apoiar a empreitada “na parte do projeto”, acrescentou.

O secretário de Estado da Saúde justificou o investimento com o facto de, a par da resposta que o centro de saúde dá “numa primeira instância” à população do concelho, contar com um SUB que, nos primeiros seis meses de 2023, “atendeu 12.000 pessoas”.

O governante sublinhou ainda que o SUB de Castro Verde dá resposta à população de vários municípios alentejanos, assim como “a quem flutua nas vias rodoviárias que circundam o concelho e às minas [de Neves-Corvo e Aljustrel]”.

Por isso, concluiu, “do ponto de vista das instalações e dos equipamentos”, é necessário ajustar a resposta à realidade.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito, congratulou-se com o anúncio de requalificação do centro de saúde, lembrando que era uma exigência da autarquia “desde há cinco anos”.

“Temos vindo a trabalhar neste processo, com insistência, com exigência e com reclamação, porque está à vista que quer o SUB, quer o próprio centro de saúde precisam desta requalificação”, sublinhou António José Brito.

O autarca alentejano frisou ainda que o investimento anunciado vai “permitir que, no futuro, o centro de saúde de Castro Verde tenha uma qualidade de serviço acrescida, dando uma resposta fundamental a todos os utentes”.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.