Estes workshops são organizados com o intuito, por um lado, de combater alguns estereótipos relacionados com o conceito halal que afetam a gastronomia e, por outro, adaptar a oferta nos setores estratégicos de turismo e hotelaria a um importante nicho de mercado que representa o halal.

Cada workshop consistirá numa parte teórica, para explicar os conceitos básicos, e noutra prática semelhante a uma masterclasse destinada a preparar um exemplo de menu halal.

O conteúdo da parte teórica inclui os seguintes elementos:

• O que é a gastronomia halal?

• Ingredientes. Contaminação cruzada.

• Design do menu. Adaptação ao espaço geográfico/sazonal.

• Menu padrão e comunicação para clientes muçulmanos.

• Estratégias para cozinhas Muslim-friendly.

O primeiro workshop terá lugar quinta-feira, 25 de novembro, pelas 15 horas, no Monte da Eirinha, em Mértola, e será ministrado pelo chef Ibrahim Romero – chef de cozinha do Restaurante “La Roka”, Salobreña (Granada) – profissional com larga experiência em gastronomia halal.

O segundo workshop decorre na sexta-feira, dia 26, às 12 horas, no Agroturismo Os Xistos, em Beja, e terá também Ibrahim Romero como orador.

Sobre Ibrahim Romero Marín

Licenciado em Cozinha, passou por uma diversidade de fogões, de cooking shows halal ao vivo e eventos privados e, neste momento, vive e trabalha na sua aldeia, Salobreña, como chefe de cozinha do “La Roka”. Continua a trabalhar no conceito halal e é apaixonado pela harmonia de sabores e cultura

O que é a gastronomia halal

A palavra halal significa “permitido”, ou seja, o que se pode fazer, o que se pode consumir, o que se pode ver, o que se pode ler, o que se pode vestir. Essa palavra não é usada apenas para a comida, mas para tudo.

O contrário de halal, ou seja, o que não é permitido é haram que significa proibido.

Alimentos não permitidos

As carnes proibidas pelo islão são as de porco, das aves de rapina, do cão, da serpente, do macaco. O consumo de animais com garras, como leões e ursos, é proibido, bem como de animais considerados repulsivos (baratas, moscas etc.).

O sangue dos animais não deve ser consumido.

Em relação aos peixes, todos os que possuem escamas são permitidos, bem como o camarão. Todos os peixes que não possuem escamas são proibidos.

Lagosta, lula e polvo também são proibidos.

Bebidas

No que diz respeito às bebidas, estão proibidas as que contenham álcool, como o vinho e a cerveja, pois considera-se que alteram a consciência do ser humano.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.