Uma data proclamada pela Organização das Nações Unidas para sensibilizar e aumentar a consciência global da importância destes alimentos numa dieta diversificada.

Ana Margarida Ramalho, nutricionista, destaca a importância que tem o consumo de frutas e legumes na alimentação das pessoas.

Segundo Ana Margarida Ramalho o consumo de frutas e legumes deve ser diário, tal como os alimentos que fazem parte da “roda dos alimentos”. No caso dos legumes o ideal seria um consumo diário de 400 gramas, quanto às frutas 3 “peças” por dia aumentando para 4 no caso das crianças e das grávidas.

Uma das questões que muitas vezes surge prende-se com o momento do dia em que a fruta deve ser consumida, antes, depois ou entre refeições, Ana Margarida Ramalha afirma que depende da “cultura” e dos "hábitos de cada pessoa.”

Quanto ao legumes podem ser consumidos a qualquer refeição, ainda assim, de acordo com a nossa “cultura gastronómica” isso acontece sobretudo ao almoço e ao jantar. A nutricionista destaca o facto do consumo de legumes também já estar a ser feito entre refeições, um dos exemplos apontados prende-se com as sanduíches, ao queijo, ao fiambre é possível juntar uma folha de alface ou tomate.

O consumo de frutas e legumes tem efeitos benéficos na saúde e, também, impactos positivos no ambiente e na economia, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.