Festival Sete Sóis Sete Luas em Castro Verde
Castro Verde recebe, a partir de hoje e até domingo, o 29º Festival Sete Sóis Sete Luas. Concertos, uma gala internacional de acordeão, circo acrobático humorístico e arte urbana são os principais destaques do evento.
Segundo a Câmara de Castro Verde, a programação do festival na vila, com “diferentes formas de expressão cultural do Mediterrâneo e do mundo lusófono”, vai decorrer no anfiteatro e no cineteatro municipais e na Praça da República.
Uma Homenagem Pública aos Mineiros, às 18:00 horas, assinala a abertura do Festival Sete Sóis Sete Luas. A cerimónia decorre junto do Cineteatro Municipal e do mural de street art criado pelos artistas Raphael Gindt e Daniel Mac Lloyd, do Luxemburgo, durante a sua residência artística em Castro Verde. Os dois artistas criaram ainda um segundo mural, na entrada principal do Largo da Feira que teve como inspiração o património e a tradição do concelho.
Às 21:30 horas, no Anfiteatro Municipal de Castro Verde, realiza-se um concerto da nova produção original do festival, a Maio 7Luas Band, que reúne seis músicos que tocam um repertório tradicional, composições originais e novos arranjos inspirados na cultura da ilha cabo-verdiana do Maio.
Segue-se, no dia 04, também às 21:30 horas, no mesmo local, um concerto original de outra produção do festival, o Med Arab 7Sóis Ensemble, dirigido pelo compositor e guitarrista português José Barros.
O ensemble reúne músicos de cinco países do Mediterrâneo, nomeadamente França (ilha da Córsega), Espanha, Grécia, Marrocos e Portugal, entre os quais figura Gabriel Costa, de Castro Verde.
No dia 05, a fechar o festival, vai decorrer, também às 21:30 horas, no anfiteatro, a 30.ª Gala Internacional do Acordeão, que juntará em palco vários executantes portugueses e estrangeiros, como o campeão do mundo, Peter Maric.
Ainda na área da música, o festival vai incluir, no da 04, no cineteatro municipal, duas ‘masterclasses’, uma com José Barros, às 15:00 horas , e outra com o músico Christophe Mondoloni, da Córsega, às 16:00.
A Praça da República vai ser palco de um mercadinho, no dia 04, e de um espetáculo de circo aéreo acrobático humorístico da companhia francesa Les P’tits Brás.
O espetáculo “Bruits de Coulisses”, a mais recente produção da companhia, “inspira-se no universo barroco e convida o público a entrar num ambiente teatral do século XVII, onde o sonho e a realidade se confundem, num misto de fantasia, poesia e humor”, explica o município.
A edição deste ano do Festival Sete Sóis Sete Luas é promovida por uma rede cultural composta por 30 cidades de 10 países do mediterrâneo e do mundo lusófono onde decorre, nomeadamente Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia.
Comente esta notícia
Destaques
População da Cabeça Gorda acorda sobressaltada com "balbúrdia" de operação da PJ
Alentejo: Rede criminosa desmantelada pela PJ controlava 500 imigrantes, nem todos vítimas
Abrigo noturno temporário para pessoas em situação de sem-abrigo ativado em Beja

