Festicante regressa a Aljustrel e traz Itália como país convidado
O Festicante está de regresso a Aljustrel, depois de dois anos de interregno. O evento realiza-se, a partir de hoje e até domingo, com um leque diversificado de propostas.
“Aquele que é já considerado um dos eventos que marca a agenda cultural, tanto a nível local como regional, voltará a juntar dois povos e duas culturas, trazendo Itália como país convidado”, afirma a autarquia da vila mineira.
O Festicante tem como objetivo divulgar a cultura, em particular, o cante alentejano, classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, assim como, contribuir para o diálogo intercultural.
Depois de Cuba, África, Espanha e Brasil, o evento apresenta, em 2022, a cultura e as tradições de Itália, com um leque diversificado de espetáculos musicais, exposições, mostras de produtos e gastronomia.
O Festicante, que tem como cenários o Parque Desportivo e o Jardim 25 de Abril, mesmo no centro da vila mineira, apresenta neste primeiro dia o espetáculo ‘Remember the 80’s & 90’s’, com a banda ‘Oitentamente’ e o Dj Brazoff.
No sábado, destaque para a inauguração de uma exposição de fotografia de Nicola Di Nunzio e de artistas ligados ao Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel, assim como, a atuação de vários grupos corais da região.
À noite estão agendados concertos com Luís Trigacheiro, os italianos ‘Los Carosones’ e a banda ‘Oh My Dog Covers Band’.
No último dia, domingo, o programa apresenta o espetáculo “Fado, Cante e Tarantela”, a atuação da banda italiana ‘Anonima Nuvolari’ e um concerto de António Caixeiro.
Oficinas de confeção de gelados artesanais, de pizzas e de doces italianos, assim como uma “viagem sensorial” pelos vinhos de Itália são outros destaques dos três dias de evento.

Comente esta notícia
Destaques

Criada Plataforma Cidadã “Sim ao Aeroporto Internacional de Beja”

ENTREVISTA: Aeroporto: Beja entra na lista das localizações em estudo

Alvito: Câmara avança com construção da "Zona de Atividades Económicas" em Vila Nova da Baronia
