Da ordem de trabalhos faz parte a avaliação de 48 candidaturas para inscrição na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, sendo uma delas “As Festas do Povo de campo Maior".

As votações estão programadas para terem início a partir das 14:15h e não é garantido que a apreciação da candidatura portuguesa ocorra hoje, podendo a mesma resvalar para o dia de amanhã.

As Festas do Povo constituem uma manifestação popular de ampla participação da comunidade de Campo Maior, que se traduz num conjunto de atributos únicos, em si e na sua conjugação: da soberania da decisão da sua realização, porque as festas ”acontecem quando o povo quer”.

A sua organização baseada numa complexa simplicidade a partir de cada rua, unidade socio-espacial que imagina, organiza e prepara a festa e de cuja adesão as Festas dependem.

 Ao tempo longo de serões de trabalho, em que as mulheres têm uma mobilização preponderante na organização e na manufatura, segue-se a transfiguração completa da vila, da noite para o dia, com base na decoração das ruas do centro histórico e áreas adjacentes com milhões de flores de papel com formas, cores e elaborações muito diversas, criando um espaço cénico que arquiteta e edifica uma rua dentro da rua que projeta a cidade ideal, colorida, em festa, de portas abertas e sem distinções sociais.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.