De acordo com o município, o programa dos quatro dias, de um dos maiores certames do litoral alentejano, muda de “palco” e troca o Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém pelas redes sociais da autarquia, onde serão transmitidas iniciativas para os vários públicos.

“Consideramos que não há condições para fazer a feira em formato normal, depois de ter sido cancelada o ano passado”, disse à agência Lusa o presidente da câmara municipal, Álvaro Beijinha.

Mas, “entendemos este ano que é possível avançar com algumas componentes que se conseguem encaixar em formato digital como os colóquios”, ressalvou o autarca.

No certame vão ser debatidos temas ligados ao mundo rural, como a seca “que tem afetado” esta região” apesar “da chuva que caiu” nos últimos meses, a agricultura e a suinicultura, “que são também setores muito importantes para o nosso município”, no litoral alentejano, indicou.

“A barragem de Campilhas continua a estar a cerca de 30% da sua capacidade, ou seja, permitirá fazer o regadio este ano, mas só dará para uma campanha”, alertou

Apesar de o programa da 33.ª edição da Santiagro ainda não ter sido divulgado, o autarca adiantou que estão previstas “algumas atividades que serão previamente filmadas e transmitidas nas redes sociais”.

Como exemplo aludiu aos “produtos locais, como a gastronomia e o artesanato” da região, e a “outras iniciativas com alguma inovação que serão ainda divulgadas”.

“Aquilo que habitualmente os visitantes podem ver na feira, vai ser divulgado no formato digital”, frisou Álvaro Beijinha.

A componente musical do certame também está garantida: “Vamos contar com as atuações de ‘dj’ em locais emblemáticos de cada uma das freguesias, sem público, que serão transmitidos” em formato digital.

O autarca garantiu ainda que a programação deste ano “vai dignificar a história da Santiagro”.

Na 32.ª edição, que se realizou em 2019, o certame contou com 200 expositores das mais diversas áreas oriundos de norte a sul do país e com a presença de mais de 40 mil visitantes.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.