Segundo a UÉ, a academia faz parte do Projeto LIFE Scrubsnet “Regeneração e melhoria dos montados através da gestão adequada das áreas de mato/arbustos” através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

O trabalho dos investigadores do MED começou com a recolha de amostras de solo nas duas propriedades alvo de intervenção, ambas localizadas no Sítio de Importância Comunitária de Monfurado, da Rede Natura 2000, em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora.

“A maioria dos solos no Alentejo é ácida e apresenta uma alta toxicidade por manganês, resultando num solo pouco propício para o crescimento de diversas plantas. Assim, uma das soluções em análise é a aplicação de calcário dolomítico”, adiantou.

De acordo com a UÉ, após comprovada a elevada acidez dos solos recolhidos, foi aplicado calcário dolomítico no solo destas duas herdades e espera-se que, na próxima primavera, “já se consigam observar os primeiros resultados desta ação”.

Comente esta notícia

Fiquei muitíssimo contente quando vi esta notícia. Quando cuidamos do ambiente estamos fazendo bem a nós mesmos. Elogio a iniciativa e criação deste projeto.

Nanda Mamudo Gomes

20/01/2023

Tudo o que for feito em prol da revitalização do montado é muito bem vindo!

Joaquim Jorge Gonçalves de oliveira

19/01/2023

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.