Em comunicado, a Câmara de Évora indicou que a cooperação entre as duas futuras capitais europeias da cultura vai ser reforçada ao abrigo de um memorando de entendimento que é, hoje, assinado, no Palácio D. Manuel, em Évora.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, revelou que as duas cidades iniciaram a cooperação durante o período em que ambas concorriam pelo título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

“Começámos a cooperar com eles ainda antes da decisão e, depois, curiosamente, Liepaja ganhou na Letónia e nós ganhámos em Portugal”, assinalou, referindo que, na altura, combinaram “manter essa cooperação e reforçá-la”.

Este memorando de entendimento, explicou o autarca alentejano, surge do “conjunto de contactos e de discussão de projetos comuns” que já existia entre as duas cidades.

“Mas queremos ir mais longe. Além da cooperação no âmbito da Capital Europeia da Cultura, que é o objeto fundamental deste acordo, queremos alargar a cooperação a outros níveis, nomeadamente às questões de ordem económica, por exemplo”, disse.

Pinto de Sá adiantou que Évora e Liepaja já têm “dois ou três projetos que estão a ser trabalhados em conjunto” e que procuram envolver participantes das duas cidades, mas remeteu a divulgação para quando houver certezas sobre a sua concretização.

“Este acordo pode ser aberto a outras instituições, como, por exemplo, a universidade, e às áreas da investigação e educação”, além de existirem “outras perspetivas de cooperação”, admitiu o presidente do município.

Questionado sobre se a cooperação está prevista para 2027, quando as cidades forem Capitais Europeias da Cultura, o autarca alentejano apontou a possibilidade de existirem “alguns projetos comuns nesse ano”.

No entanto, limitou-se a adiantar, as duas cidades querem que “aconteçam alguns projetos antes” de 2027.

A cerimónia de assinatura do memorando integra o programa da visita de Estado do presidente da República da Letónia, Egils Levits, a Portugal, estando prevista a sua presença, hoje, em Évora.

Segundo a Câmara de Évora, o acordo “incide, em particular, na cooperação em projetos culturais que cumpram objetivos basilares da Capital Europeia da Cultura, como o desenvolvimento socioeconómico das cidades e o reforço da identidade local a partir da cultura e a partilha de valores europeus comuns”.

“O memorando incentiva ainda a realização de programas de intercâmbio e de capacitação de organizações culturais e na área da educação, entre outros aspetos”, acrescentou.

Dispondo de uma dotação financeira de 29 milhões de euros, Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027 juntamente com Liepaja, na Letónia.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.