Existem estórias que começam apenas por uma reunião de paixões e de vontades para fazer acontecer…

Foi assim com José Emídio e Ana Paula Figueira, juntos, criaram algumas letras e algumas melodias que se tornaram uma viagem que vai do Castelo de Noudar (Barrancos) ao Forte de S. Clemente (Odemira), visitando várias tradições de um Alentejo que querem fazer memória.

Convidaram outros artistas para se juntarem a este projeto:  o acordeonista João Frade, o baixista Adriano Alves, o guitarrista Tiago Oliveira, e Os Vocalistas, banda de música popular, composta pelo Bernardo Emídio, pelo Ruben Lameira e pelo José Emídio. A imagem e os desenhos vão estar a cargo do Flávio Horta.

No decurso do projeto, os mentores do mesmo perceberam, a dada altura, que não estavam a criar, apenas, um CD de música popular alentejana, com letras e músicas inéditas, mas algo, ainda, mais valioso: estavam a criar um instrumento promotor de um Alentejo mais coeso, mais cooperante e interligado e, assim, mais competitivo. Onde optaram por preservar todo o imaginário coletivo e social que influencia o modo de ser e de estar no mundo do povo alentejano - criaram estórias cantadas, singelas, em que as letras estão repletas de sentidos e significados, valores morais e elementos específicos da cultura popular. Ou seja, ligadas às tradições, aos costumes e a algumas lendas que singularizam este território. Resolveram então convidar um conjunto de personalidades com diferentes ligações ao Alentejo, reunidos pela partilha de preocupações quanto ao seu desenvolvimento e sustentabilidade, para serem “padrinhos” de cada um dos temas. António Ceia da Silva, Ana Paula Amendoeira, João Ferrão, António Quaresma, Pe António Cartageno, José Manuel Simões, Paulo Lima, João Ferrão e Fernando Romba, são alguns exemplos.

Para José Emídio e Ana Paula Figueira este é o início desta viagem. Da qual irão continuar a dar conta, das diferentes “estações” pelas quais vão passando. Desejam chegar ao destino tão breve quanto possível. Assim as condições meteorológicas o permitam.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.