Escola Primária do Cantinho da Ribeira está hoje de portas abertas
A União de Freguesias de Albernoa e Trindade celebra, hoje, o Dia da Árvore e o início da Primavera com a reabertura simbólica da Escola Primária do Cantinho da Ribeira, situada num monte a 6 km da sede de freguesia. Foi preparado um leque de atividades para "miúdos e graúdos"
A escola funcionou durante 20 anos e o seu último
aluno saiu em 1983, hoje vai abrir portas aos 25 alunos que frequentam atualmente a EB1 de Albernoa. Um dia diferente com jogos tradicionais, uma aula de cante, histórias contadas por uma
professora com 85 anos e plantação de árvores.
Hoje a Professora Mariana Júlia (na foto) vai abrir as portas da escola que tinha encerrado em 1983, quando ainda lecionava e está convidada a apresentar aos alunos histórias e contos de Primavera escritos por si, o professor e músico Paulo Ribeiro junta-se à festa e dá a aula de cante no Cantinho da Ribeira.
A União das Freguesias preparou ainda diversos jogos tradicionais (argolas, jogo do burro, do lencinho e Boccia) para os alunos da EB1 de Albernoa e 10 alunos seniores do “projeto Con_Vida” que foram convidados a estar presentes neste encontro geracional.
Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesias, afirma que “o momento mais simbólico do dia será o plantar de 3 novas árvores no grande espaço exterior da escola. Esta será uma tarefa dos alunos da primária em conjunto com os alunos seniores, num ato que para nós é muito simbólico do futuro que a União de Freguesias quer dar a esta escola, ou seja, um espaço de convívio para assinalar de datas marcantes e um espaço para uso de atividades culturais e até musicais”.
A UF Albernoa e Trindade tem estado a recuperar a escola, com várias obras de manutenção e pintura, para que “este dia 1 da nova vida desta Escola seja vivido de forma alegre e positiva" e o Dia da Árvore seja convenientemente assinalado.
Galeria de fotos
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
