Acelerar a transição digital das empresas no caminho para a sua transformação e maior competitividade é um dos objetivos. “Vamos reforçar a linha da certificação das empresas para a sustentabilidade e digitalização e começar a trabalhar com destinos locais, entregando-lhes guidance e competências. Mértola e Porto Covo são os primeiros eleitos”, garantiu o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Santos.

Outra novidade prende-se com o facto de, pela primeira vez, a ERT Alentejo e Ribatejo ter intenção de atuar no eixo da valorização dos recursos humanos e na captação de pessoas para a força de trabalho do setor. As Bolsas de Empregabilidade e o programa de atração de talentos são as primeiras medidas a avançar, de acordo com o previsto no plano de atividades.

 Relativamente à estruturação da oferta, os produtos principais que vão ser trabalhados são o Enoturismo e o Literário. “Mas isto não significa que estejamos desatentos a outras motivações muito importantes para os nossos dois destinos (Alentejo e Ribatejo), como são as ofertas outdoor que incluem o Cycling, as Caminhadas, os Caminhos de Santiago e o Autocaravanismo”, refere José Santos. “Vamos também começar a olhar para outras realidades emergentes, como são os casos do Turismo Mineiro, os Congressos e Incentivos e o Golfe”, sublinhou o presidente da entidade regional de turismo.

 O programa de atração de nómadas digitais comum a todo o território é outra aposta, o presidente da ERT Alentejo e Ribatejo sublinha que “estamos já em articulação com as 5 Comunidades Intermunicipais a estudar a viabilidade de criação de outros tantos hubs sub-regionais que possam servir de impulsionadores a este segmento específico de mercado que continua a crescer em todo o mundo”.

José Santos destaca ainda a candidatura do Baixo Alentejo à Cidade Europeia do Vinho em 2026, à elaboração do Plano de Acolhimento e Hospitalidade no âmbito da Capital Europeia da Cultura, que se estenderá a toda a região. No âmbito da comunicação, “vamos avançar com um plano específico de promoção para o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em conjunto com o Algarve e estamos a trabalhar com as Câmaras Municipais do Alentejo Litoral e os empresários no desenho de várias ações para aumentar a notoriedade da costa alentejana”, acrescentou.

 Em 2024, a Entidade Regional de Turismo vai também avançar com novas campanhas para o mercado nacional e pela primeira vez com um plano específico para o território transfronteiriço com Espanha, com o qual, acredita, se poderá mitigar parte da sazonalidade dos dois destinos.

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