Foto: C.M.Almodôvar

A iniciativa arranca na próxima semana, dia 20, com a realização do 3º Encontro Life Campers Alentejo-Ribatejo Spots que, promovido pelo ACP Autocaravanismo, e apoiado pela ERT, vai passar pelos concelhos de Moura, Almodôvar e Odemira, ao longo de quatro dias.

Durante a ação, os visitantes das 15 autocaravanas, vão visitar a Estação Náutica de Moura Alqueva e vários pontos de interesse turístico da cidade, como a Mouraria/Casa dos Poços, o castelo, a Igreja de São João Baptista e a exposição Moura Arqueológica. Já no município de Almodôvar, o programa prevê visitas ao Museu Severo Portela, MESA, ao Fórum Cultural, à Igreja Matriz de Santo Ildefonso, ao Sítio Arqueológico Das Mesas do Castelinho, ao Museu Arqueológico e Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro, Santo Amaro e ao Parque de Caravanismo. Em Odemira, os participantes vão conhecer a Albufeira de Santa Clara, a ponte D. Maria, o Espaço Moagem em Sabóia, o Centro Cycling Portugal e a zona ribeirinha.

No dia 22 de junho é inaugurada a vigésima Área de Serviço para Autocaravanas do território que, instalada em Borba, acrescenta mais 12 lugares aos 213 já existentes em 19 outros concelhos.

Para o último trimestre do ano está prevista a realização de um roadshow em autocaravana, pelas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, assim como, pela área de influência da ERT, com o objetivo de divulgar a Rede e, simultaneamente, sensibilizar as comunidades e seus visitantes para a os benefícios da utilização destas novas, qualificadas e seguras infraestruturas.
“Os resultados dos primeiros dois encontros Life Campers Alentejo-Ribatejo Spots foram bastante positivos e confirmaram que o autocaravanismo é um segmento de mercado com forte potencial de crescimento no nosso território. Existem todas as condições para que se consolide, daí a nossa aposta na intensificação das ações de promoção deste produto turístico”, afirma José Manuel Santos, Presidente da ERT.

Recorde-se que as ASAS - um produto turístico estruturado e implementado pela ERT em parceria com os municípios, ao abrigo do programa Valorizar do Turismo de Portugal, que visa a sustentabilidade ambiental e a prática segura do autocaravanismo - permitem a pernoita e o estacionamento em total segurança e disponibilizam vários equipamentos e informações. 

Comente esta notícia

Se não tivesse a colaboração da Federação Parquista que nada contribui para o Autocaravanismo…era um produto fundamental..mas enquanto perdurar o apoio dessa Federação com um controlo pidesco já denunciado pela Proteção de Dados melhor ir esquecendo

Mario Prista

15/06/2024

Louva-se o objetivo destas iniciativas, as quais só terão um verdadeiro impacto no meio autocaravanista quando for substituído o atual sistema de controlo da maioria destas ASA. Realçamos o facto dos autarcas de Almeirim, Almodôvar e Vagos, entre outros, terem recusado esse sistema até que haja uma solução semelhante aos sistemas de controlo dos parques de estacionamento de veículos.. Desde o início sempre foi esta a nossa posição, bem conhecida dos vários intervenientes. Saudações Autocaravanistas

Associação Autocaravanista de Portugal - CPA

14/06/2024

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.