Eleição da Cidade Europeia do Vinho 2026 adiada para 23 de maio no Alandroal
A eleição da Cidade Europeia do Vinho 2026, inicialmente agendada para hoje no Alandroal, foi adiada para o próximo dia 23 de maio, mantendo-se o local e o programa previstos.

A alteração da data foi motivada pela inédita e total falha de energia elétrica que afetou Portugal e Espanha no dia de ontem, circunstância que teve repercussões na deslocação da comitiva dos Açores ao continente. A presença dos representantes açorianos é considerada imprescindível para a realização da Assembleia Intermunicipal extraordinária da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), momento em que será eleita a Cidade Europeia do Vinho 2026.
Recorde-se que o Baixo Alentejo apresentou candidatura a este título, juntamente com os Açores e o projeto Algarve Golden Terroir. As três regiões disputam a distinção que, este ano, será atribuída a uma cidade portuguesa, num processo de elevada relevância para a promoção dos territórios vitivinícolas.
As comemorações do 18.º aniversário da AMPV, que incluem a eleição da Cidade Europeia do Vinho 2026, terão lugar igualmente a 23 de maio, no Alandroal, município que, em 2024, ostenta o título de Cidade do Vinho.
A eleição decorrerá durante a tarde, inserida na Assembleia Intermunicipal extraordinária, constituindo um dos momentos mais destacados do programa comemorativo.