Cinema, exposições, convívios, são apenas alguns exemplos das celebrações criadas por alguns dos concelhos do distrito de Beja

A começar pela capital do distrito, o município apresenta um extenso plano de atividades que vai além da data internacional. De 8 a 22 de março vão estar presentes na cidade de Beja diversas iniciativas que respeitam o mote deste ano: “+igualdade”. 

Direitos humanos, Igualdade de género e empoderamento das mulheres são os temas presentes nas atividades desenvolvidas em parceria com o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Beja e a Escola Profissional Bento Jesus Caraça.

Beja cria sessões de esclarecimento e sensibilização destinadas a todos os colaboradores do município, para além de atividades de rua e exposições para o público em geral. 

A cerca de 30km de distância, em Aljustrel, o Dia Internacional da Mulher também vai ser comemorado, com um programa dividido pelas quatro freguesias. A 8 de março, na sede do concelho, o dia começa com distribuição de poemas e flores, animação cultural e ainda a inauguração de uma exposição. 

A Associação Dos Bombeiros Voluntários de Alvito é o ponto de encontro para quem é do concelho e também pretende assinalar a data num jantar-convívio com animação musical. 

Barrancos decidiu passar a fronteira para comemorar e o município organizou uma visita a Sevilha. 

Em Castro Verde o Dia da Mulher também vai ser à volta da mesa num jantar comemorativo no Cine-Castrense, sem antes, durante a tarde, ser inaugurada a exposição “As mulheres dos Campos do Sul” no museu da ruralidade. 

Os ferreirenses vão dividir a comemoração do Dia Internacional da Mulher em duas datas. Dia 8 de março, a professora e investigadora Maria da Conceição Ruivo vai moderar o colóquio “Mulheres na Ciência” na Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo. Já no dia 15 a conversa é outra: “O papel da mulher na maçonaria”, na Universidade Popular. 

A humorista natural da Amareleja, Ana Arrebentinha, assinala a data em Mértola com a apresentação do espetáculo “Não Estavas Capaz Não Vinhas”, no Pavilhão Multiusos Expo-Mértola. 

Em Moura o programa está preenchido e começou um dia antes da data internacional. A 7 de março, a Biblioteca da cidade foi espaço para a “Hora do Conto”, uma atividade direcionada a alunos do 4º ano, adaptada ao tema da igualdade de género. Flores, música e convívio marcam o dia Dia Internacional da Mulher em Moura, numa “celebração coletiva da diversidade e força femininas”. 

O cinema marca as celebrações em Odemira, com a apresentação do filme “O Corno de Centeio”, uma produção de Jaione Camborda sobre a história de vida de uma mulher galega. 

Serpa não foge ao tema e cria um conjunto de iniciativas destinadas a refletir sobre os direitos das mulheres. Para os serpenses, a data oficial fica marcada com projeção de um vídeo comemorativo, na Biblioteca Municipal da cidade. O Auditório do Museu do Cante está reservado para o dia seguinte com uma palestra sobre a “a afirmação da Mulher no desporto no antes e no pós de 25 de abril”. Dia 20 de março o programa de Serpa termina com uma sessão de leitura da obra “Portuguesas com M grande” de Lúcia Vicente. 

E porque nem tanto ao mar nem tanto à terra, neste caso ao rio, para celebrar o Dia Internacional da Mulher o município da Vidigueira organiza um passeio de cruzeiro. Dia 17 de março, o Navio Ópera parte com a iniciativa “Mulheres no Tejo”, ao som de animação musical. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.