Distribuição de 110.000 árvores e arbustos para plantação em todo o país
Mais de cem mil espécies de plantas, entre sobreiros, azinheiras, pinheiros e azevinhos, vão ser plantadas em todo o país, anunciou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
No total, são 110.000 árvores e arbustos, cuja distribuição começa esta semana, no âmbito do Projeto Floresta Comum, que resultou na plantação de 1,5 milhões de plantas desde 2012.
A 15ªa edição da iniciativa, desenvolvida em parceria com a Quercus, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro concretiza-se com a entrega de mais de 30 espécies a 67 entidades.
Sobreiros, azinheiras, carvalhos, freixos, pinheiros bravos e mansos, assim como rosmaninho e azevinho estão entre as espécies que serão plantadas em várias zonas do país.
“Os exemplares serão entregues através dos quatro viveiros geridos pelo ICNF – Amarante, Malcata, Valverde e Monte Gordo – a diversas entidades, entre autarquias, escolas, gestoras de baldios, contribuindo assim para o aumento das espécies autóctones nas nossas florestas”, precisou o instituto, em comunicado.
Podem candidatar-se a este projeto, que envolve a disponibilização de plantas, sementes, ferramentas e apoio técnico, entidades interessadas em três tipos de projetos: florestais (conservação da natureza e de recuperação da biodiversidade), educativos e parques florestais urbanos.
A participação no Floresta Comum é feita através da submissão de candidaturas para a obtenção das plantas, existindo uma plataforma onde pode ser consultada informação (florestacomum.org).
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
