Dia do IPBeja assinala 46º aniversário da instituição
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) comemora, este ano, o seu 46.º aniversário, assinalando a data com a realização do Dia do IPBeja e da Cerimónia de Abertura Solene do Ano Académico 2025/2026. A sessão solene inclui a Oração da Sapiência a cargo de Leonor Beleza.
Foto: O Atual
As comemorações começam às 11.00 horas, com a inauguração do MindLab, um novo espaço da Biblioteca que “promove a criatividade, a aprendizagem colaborativa e a inovação sustentável, transformando-a num verdadeiro laboratório de ideias e conhecimento.”
A cerimónia comemorativa do 46.º Aniversário do IPBeja, está marcada para as 15.00 horas, e conta com as intervenções da representante dos estudantes nas atividades de receção aos novos alunos, Carlota Barahona, do Presidente da Câmara Municipal de Beja, Nuno Palma Ferro e da Presidente do Instituto Politécnico de Beja, Maria de Fátima Carvalho.
A Oração de Sapiência é proferida por Leonor Beleza, Presidente da Fundação Champalimaud, e apresenta como tema “Valorizar o papel das instituições de ensino superior em proximidade com a comunidade, nomeadamente, na formação de profissionais para os desafios do século XXI: transição digital, sustentabilidade e inovação social.”
A cerimónia inclui ainda um momento musical protagonizado por docentes do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, em dueto de violoncelo e guitarra.
Durante a sessão, está também prevista a entrega de Bolsas e Prémios de Mérito Escolar, distinguindo os estudantes que mais se destacaram no último ano letivo. Segue-se a atribuição do Prémio Alumni 2025, bem como, a homenagem aos funcionários que completaram 25 anos de serviço e aos que se aposentaram no último ano.
A encerrar as comemorações está a inauguração da exposição de fotografia de André Boto, alumni do IPBeja, assinalando a ligação entre o percurso formativo e a realização profissional dos seus antigos estudantes. A exposição pode ser apreciada na Galeria AoLado,
Comente esta notícia
Destaques
Beja Consegue e CDU formalizam acordo para a governação do município de Beja
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
GNR detém em Beja seis estrangeiros por suspeita de permanência ilegal no país
