Dark Sky Party Alqueva está a chegar
A Dark Sky Party Alqueva de regresso a Reguengos de Monsaraz, nos próximos dias 29 e 30, depois de um interregno de dois anos devido à pandemia. Um evento para quem gosta de natureza, de astronomia, de estrelas ou simplesmente de beleza e fenómenos naturais.
Foto: Dark Sky Alqueva
Esta
9ª edição do evento, que se vai ter como cenário o Parque de Merendas do
Campinho, conta com um cartaz repleto de atrações estelares nestas duas
noites sob “o céu mágico e pristino do Dark Sky Alqueva”.
A Dark Sky Party Alqueva onde todos se juntam para observar as estrelas arranca com uma palestra sobre a missão da organização e um “Passeio Cósmico”, conduzido pelo astrofotógrafo Miguel Claro, que o vai levar a uma viagem entre ciência, beleza e arte.
A noite do dia 29 de julho está reservada para conhecer os “Murmúrios da Terra”, com o astrónomo José Augusto Matos, seguindo-se uma visita guiada ao céu a olho nu. Ainda antes de terminar este primeiro dia, todos vão poder conectar-se com o céu profundo e “partir à descoberta de enxames de estrelas, nebulosas, galáxias e planetas”. Tudo isto através dos telescópios disponíveis no espaço e com a ajuda dos monitores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
No segundo e último dia, o programa apresenta os workshops temáticos “Sistema Solar Comestível” e “Universo de Papel”, provas de vinho, atividades náuticas diurnas e noturnas, a prova cega de vinhos “Via Vínica na Via Láctea” e ioga ao pôr do sol.
Cerca das 22.00 horas horas, o comunicador de ciência Miguel Gonçalves vai dar uma palestra para que todos possam perceber que “Ir ao Espaço dá saúde e faz crescer”. A ex-astronauta Heidemaria Stefanyshyn-Piper, que já acumulou mais de 33 horas de passeios espaciais, vai falar sobre a complexidade das suas missões.
A noite acaba às duas da manhã, depois dos participantes verem a olho nu a beleza da via láctea e alguns objetos como a Nebulosa do Cisne, a Nebulosa do Anel, a Galáxia de Andrómeda ou o Grande Enxame Globular de Hércules Recorde-se que o Dark Sky Alqueva foi a primeira reserva do mundo a receber a Certificação Starlight Tourism Destination, uma espécie de selo de qualidade que atesta as características únicas do céu noturno
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de São Paulo em Serpa até 3 de janeiro
