Cruz Vermelha Portuguesa alerta para agravamento das situações de vulnerabilidade social em Portugal
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança a Campanha de Natal 2024, sob o lema "Dignidade. Todos os Dias.", com o objetivo de alertar para os milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal. Os dados mais recentes mostram que 2024 foi um ano particularmente desafiante, com um aumento significativo dos pedidos de apoio, registando uma subida de 53% face a 2023.

Foto: Cruz Vermelha Portuguesa
Este ano, a mensagem central da Campanha é clara: mesmo em tempos difíceis, garantir a dignidade é o primeiro passo para promover a autonomia e quebrar ciclos de pobreza e exclusão.
"Os dados mais recentes mostram que 2024 foi um ano particularmente desafiante, com um aumento significativo dos pedidos de apoio, registando uma subida de 53% face a 2023. Este cenário é ainda mais expressivo no que toca aos pedidos de bens de primeira necessidade, que atingiram um aumento de 62%. Após o aumento histórico de 73% nos pedidos registado em 2023, 2024 apresentou desafios acrescidos, com indicadores sociais alarmantes que agravaram as dificuldades na gestão de respostas adequadas às necessidades crescentes", divulga a Cruz Vermelha Portuguesa, em comunicado.
Segundo o Presidente da instituição, António Saraiva, “a dignidade não se limita a aliviar uma necessidade urgente, mas é o caminho para devolver às pessoas a confiança e os meios para prosperarem. É nisso que a CVP se distingue: promovemos autonomia e capacitação, garantindo que mesmo em momentos mais vulneráveis, cada pessoa possa encontrar uma nova oportunidade de reconstruir a sua vida de uma forma digna e sustentável”
Programas como o Cartão Dá CVP e o Programa Mais Feliz refletem a preocupação em manter a dignidade no centro da assistência. Em 2024, até à data, foram aplicados quase 900 mil euros em ambos os projetos.
"O Programa Mais Feliz é uma iniciativa orientada para o combate à pobreza e à exclusão social, com uma abordagem que combina respostas imediatas a necessidades básicas com soluções estruturais que promovem a autonomia e sustentabilidade dos beneficiários", explica a CVP.
"Entre os beneficiários, destacam-se as mulheres, que representaram 67% dos pedidos, sendo a faixa etária predominante entre os 50 e 59 anos. A maioria dos pedidos provém de famílias unipessoais e famílias nucleares com filhos", refere ainda.
Já o "O Cartão Dá" permite às famílias escolher os alimentos de que realmente necessitam, substituindo os tradicionais cabazes. Oferece a flexibilidade de selecionar produtos essenciais como carne, peixe, legumes e frutas, de acordo com as necessidades específicas de cada agregado, promovendo a autonomia, a liberdade de escolha e o respeito pela individualidade.