A segunda edição desta iniciativa de formação política destinada a 80 jovens entre os 18 e os 30 anos vai decorrer, a partir de hoje e até  dia 10 de setembro, em Évora.

António Costa abrirá os trabalhos esta noite, numa sessão em que participa também o líder da JS, Miguel Costa Matos, e a presidente das Mulheres Socialistas, Elza Pais, enquanto Carlos César fará o encerramento da iniciativa, no dia 10, contando essa ocasião com uma intervenção do eurodeputado Carlos Zorrinho.

O presidente da Assembleia da República, o socialista Augusto Santos Silva, intervirá na abertura dos trabalhos do segundo dia, dia 7, sobre as responsabilidades da esquerda democrática na construção da União Europeia.

Já o líder parlamentar socialista, Eurico Brilhantes Dias, falará no dia 8 de manhã sobre “Política económica de esquerda no euro: o caso português”, enquanto o secretário-geral adjunto do partido, João Torres, intervirá sobre o tema “Porque não há democracia sem Estado Social?”, no dia 09.

Ainda no dia 07, o programa inclui debates sobre inteligência artificial, democracias em crise e populismos e fechará com um painel dedicado à democratização da cultura, que contará com o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Maros Sefcovic, vice-presidente da Comissão Europeia para o Pacto Ecológico Europeu, intervirá no dia 8 de manhã num painel dedicado aos desafios da União Europeia, moderado pela eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.

O multilateralismo, com o antigo embaixador Francisco Seixas da Costa, a saúde mental e a legislação laboral para os jovens serão outros temas em debate, este último contando com a intervenção da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

No dia 09, a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, e Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora, debaterão o papel do Estado na habitação, num painel moderado pelo eurodeputado Pedro Marques.

Nesse mesmo dia, haverá debates sobre a transição verde e a Lei do Restauro da Natureza, bem como sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde, este com a participação do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e da ex-ministra do setor Ana Jorge.

Segundo a nota do PS, durante a Academia Socialista haverá ainda três painéis dedicados aos 50 anos da história do PS: um focado na história do partido, com José Manuel dos Santos (presidente da Comissão Organizadora das Comemorações desta efeméride), o segundo dedicado ao papel das mulheres na história do PS com Edite Estrela e Margarida Marques e outro sobre a história de Mário Soares e de Maria Barroso, com a filha Isabel Soares.

A Academia Socialista é promovida pelo Partido Socialista, pela Juventude Socialista e pelo Grupo dos Eurodeputados Socialistas Portugueses e destina-se a 80 jovens entre os 18 e os 30 anos “que se identificam com a ação política do socialismo democrático e que manifestam interesse pela participação política e pela reflexão sobre os desafios presentes e futuros do país, da Europa e do Mundo”, refere a mesma nota.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.