O evento, promovido pela Câmara Municipal de Cuba, conta com a presença de vários expositores representativos do tecido empresarial da região, bem como de instituições locais e regionais, a par de um programa de animação variado, entre espetáculos musicais, cante alentejano, tauromaquia e diversões mecânicas.

A “Festa do Nosso Pão” é uma das propostas, organizada em parceira com a Associação Terras Dentro, pretende promover um dos produtos locais mais importantes da região: o pão alentejano e as suas origens. Uma mostra e venda de pão e bolos tradicionais de padaria, bem como exposições alusivas ao tema e trabalho ao vivo, demonstrando as diversas fases do fabrico de pão tradicional são os principais destaques.

A Feira Anual de Cuba volta também a proporcionar, para muitos, um dos momentos mais especiais do certame, o Almoço dos Cubenses, anteriormente denominado de Encontro de Cubenses Não-residentes. Nos últimos cinco anos tem apresentado um novo formato, passando a estar também aberto à participação dos Cubenses residentes, de maneira a proporcionar ainda mais o convívio, o estreitamento de amizades e a manutenção das fortes ligações dos não residentes à sua terra natal.

Quanto aos espetáculos, é apresentado um programa a pensar nos vários públicos, na quinta-feira, dia 1, depois da cerimónia de inauguração do certame, com atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro, a Feira arranca com o espetáculo dos “De Moda em Moda” no palco 2, pelas 21.00 horas, passando depois para o Palco Principal, com o concerto dos “Expensive Soul” a acontecer às 23.00 horas.

Na sexta-feira, ao início da noite (20.30 horas) o destaque vai para o Cante Alentejano, com o Encontro de Grupos Corais, seguidos pela atuação do grupo “Os Carraceiros” no Palco 2, entre as 22.00 e as 23.00 horas, hora em que começa o espetáculo de “SYRO”, no Palco Principal.

Já no sábado, dia 3, a proposta é para a atuação de “Senhor Doutor”, no Palco 2, às 21.30 horas, antes do grande espetáculo da noite com “The Black Mamba”, pelas 23.00 horas, no Palco 1.

Domingo, dia 4, as atuações da noite começam pelas 21.30 horas, com a atuação de “Luís Simenta”, no Palco 2. E a noite continua depois com mais um nome bem conhecido no panorama da música nacional: Bárbara Tinoco atua no Palco 1, às 23.00 horas. De volta ao Palco 2, pela meia-noite, terá lugar outro espetáculo, aqui com os “Casa da Joana”.

No último dia da Feira de Cuba, segunda-feira, dia 5, a proposta vai para o espetáculo dos 300 and Friends, que farão a festa no Palco 2, a partir das 21.30 horas.

Destaque-se ainda que nas noites de quinta, sexta e sábado, no palco 1, por volta da meia-noite e meia – acontecem as Dj Sessions, este ano com Dj Gutu e Dj Crisbex (dia 1); Dj B Junior e Dj Pedro D’Orey, acompanhados por ZICK LIVE PERCUSSION (dia 2); e Dj Seven e a dupla Mete Cá Sets (dia 3).

À semelhança de anos anteriores, esta 87ª Feira de Cuba inclui na sua programação as habituais Touradas à Vara Larga, a Largada de Touros do domingo de manhã, que este ano decorre no Largo da Bica. Está também agendada a grandiosa Corrida de Touros, no Sábado, dia 3, pelas 17.00 horas. Frente a touros da ganadaria Herdade de Pégoras vão estar os cavaleiros Andrés Romero, Miguel Moura, Luís Rouxinol Jr. e Francisco F. Nuncio. Completam o cartel os grupos de Forcados Amadores da Moita, Real de Moura e Beja.
FOTO: C.M. Cuba

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.