Este evento, que vai decorrer em formato online, pretende reunir em painéis temáticos, diferentes casos de sucesso nas diversas fileiras dos recursos silvestres, como são os casos do cogumelo, medronho e figo da índia.

O objetivo é divulgar e discutir os desafios e oportunidades em áreas como a investigação, inovação, novas tecnologias e a sua aplicação ao mercado empresarial. Será dado especial destaque aos processos de produção e transformação desses recursos silvestres com vista à sua valorização económica e sustentabilidade.

O evento integra uma mesa redonda sob o tema “A inovação como grande motor da valorização do setor agroalimentar” com representantes de diferentes entidades, como o ministério da Agricultura, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), Portugal Foods e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Como conclusões deste encontro espera-se um novo rumo para os centros de competências, recentemente criados pelo Ministério da Agricultura e que têm um papel ativo e determinante da valorização dos recursos naturais e específicos de cada sector.

No caso do Centro de Competências dos Recursos Silvestres, espera um maior apoio para a valorização dos recursos silvestres existentes no país no sentido da articulação integrada entre produção, agroindústria e a investigação aplicada com o objetivo último de promover a competitividade do sector face ao atual contexto de recuperação socioeconómica do país.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro de Competências dos Recursos Silvestres que tem como membro fundador o Ministério da Agricultura e é organizado pelo seu parceiro TAGUSVALLEY– Parque de Ciência e Tecnologia.

A participação no Congresso é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.