Apresentar, discutir e alertar as autoridades competentes sobre as diversas problemáticas da pecuária extensiva, assim como as suas potencialidades, são alguns dos objetivos deste Congresso que vai contar com a presença dos ministros da agricultura portuguesa e espanhola e de eurodeputados dos dois lados da fronteira. O evento vai juntar, durante dois dias, especialistas de diversas áreas, desde investigadores, produtores, políticos nacionais e comunitários para refletir sobre o futuro da pecuária extensiva e também o futuro do mundo rural.  

A ACOS, em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG), está a organizar este III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva-Sustentabilidade Garantida, que vai decorrer em Cáceres nos dias 1 e 2 de dezembro para debate e reflexão sobre a produção animal extensiva e o montado, a sanidade animal e sanidade vegetal, a promoção e comercialização, a sustentabilidade e a Política Agrícola Comum.    


O Congresso pretende ser ponto de encontro para troca de experiências com o propósito de melhorar o conhecimento tanto de produtores, como de técnicos, para otimização dos recursos na produção e no saneamento. Do mesmo modo serão analisados os canais de comercialização dos produtos, a situação do mercado e as tendências de consumo. Os desafios sanitários, os problemas do montado, a integração do setor da produção e a aplicação das novas tecnologias são outros dos temas a abordar. Os organizadores do Congresso pretendem ainda destacar os benefícios ambientais, territoriais, económicos e sociais do sistema da pecuária extensiva.  

A organização tem abertas as inscrições para assistir ao Congresso, assim como para inscrição de comunicações científicas e pósteres, por parte de estudantes e investigadores ligados a universidades e departamentos de investigação. Inscrições que podem ser efetuadas em https://congresoganaderia.com/pt/pt-iii-congreso-hispano-luso-de-ganaderia-extensiva-en-caceres-2/

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.