O Festival Terras sem Sombra e a Câmara de Odemira são as entidades anfitriãs, deste último evento do projeto europeu Sonotomia, no âmbito do qual foram captadas e recriadas artisticamente paisagens sonoras únicas da Europa.

Pela primeira vez em Portugal, é apresentado um concerto ao vivo com o sistema Spatial Sound, que aprofunda a quarta dimensão do som.

No concerto em Odemira é estreada a peça “Outrenoir V [Água da Vida]" com direção musical de Jamie Man, interpretação da soprano portuguesa radicada em Berlim Inês Simões e desenho sonoro do holandês Marijn Cinjee, perito em música eletrónica.

Marca também presença o compositor e inventor Paul Oomen, figura cimeira na investigação e desenvolvimento de tecnologias de áudio espacial e ambientes sonoros imersivos, que apresenta The Magnified Ear (O Ouvido Aumentado): quando a arte encontra a tecnologia.

No âmbito do projeto Sonotomia realizaram-se residências artísticas no Alentejo Litoral, Albarracín e Budapeste e foi registado e recriado de forma inovadora o património sonoro da Europa, incluindo uma inédita captação de sons submarinos. Foram feitos registos no Alentejo Litoral, com especial atenção para o Atlântico, os rios Mira, Sado, Guadiana e Tejo, as lagoas de Santo André, Sancha e Melides e as barragens de Alqueva (Mourão), Pego do Altar e Charruadas (Alcácer do Sal).

 

Sonotomia reúne instituições de quatro países, a Pedra Angular (Portugal), entidade promotora do Festival Terras sem Sombra, a Spatial Sound Institute (Budapeste, Hungria), a 4DSOUND (Amesterdão, Países Baixos) e a Fundación Santa María de Albarracín (Teruel, Espanha), e integrou o programa Europa Criativa de apoio aos sectores cultural e criativo, que congrega algumas das mais inovadoras ações na União Europeia, e tem o apoio do Município de Odemira.

 

Com o culminar do projeto é feita a apresentação e avaliação dos resultados obtidos, com a presença de representantes de todas as instituições envolvidas. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.