Claúdio Torres apresenta em Beja a palestra “Entre Mouros e Cristãos”
“Entre Mouros e Cristãos” é o mote para uma conferência marcada para as 19.30 horas, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano em Beja. Claúdio Torres, fundador e diretor do Campo Arqueológico de Mértola, Doutor “Honoris Causa” pela Universidade de Évora e representante de Portugal no Comité Mundial do Património da UNESCO, é o orador convidado.
Uma iniciativa que faz
parte do ciclo de conferências “Sob a Terra e as águas, porque há sempre novas
histórias para contar”, promovida pela EDIA em parceria com a Câmara Municipal
de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo e com o apoio da Associação
para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja.
A EDIA recorda que “o fenómeno da arabização, e mais tarde da islamização, é um processo que se estende por vários séculos, à medida que se estreitam as relações económicas e culturais com o Oriente mediterrânico, sobre tudo com a Tunísia, Egipto e Pérsia” e que “o extremar das posições religiosas e políticas coincide, em finais do século XI, com o expansionismo do cristianismo romano a partir do norte da Península e com as invasões almorávida e almóada que por sua vez, introduziram na Península Ibérica um Islão mais ortodoxo.” A conferência é de entrada livre, mas de lotação condicionada às regras da Direção Geral de Saúde.
A anteceder esta conferência está marcada para as 19.00 horas, a inauguração da exposição “Construindo um País… O Além Tejo na Idade Média Portuguesa.”
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
